O "EZEQUIEL" EM CADA UM DE NÓS

Sermon  •  Submitted   •  Presented
0 ratings
· 12 views
Notes
Transcript

Ezekiel 37:1 ARA
Veio sobre mim a mão do Senhor; ele me levou pelo Espírito do Senhor e me deixou no meio de um vale que estava cheio de ossos,
O profeta Ezequiel viveu entre os anos 600 e 550 a.C. Essa datação aponta para um dos períodos mais tristes do povo Judeu, em que em 586 a.C., a cidade de Jerusalém foi tomada pelos babilônios. Ezequiel viveu na Babilônia e pregou mensagens de Deus dirigidas ao povo que estava lá e também aos poucos que ficaram em Jerusalém.
Ezekiel 1:1 ARA
Aconteceu no trigésimo ano, no quinto dia do quarto mês, que, estando eu no meio dos exilados, junto ao rio Quebar, se abriram os céus, e eu tive visões de Deus.
Ezequiel, ao contrário de Miquéias, que era um lavrador, com cheiro de mato, terra, roça, chão, era de uma linhagem sacerdotal. Era profeta e sacerdote. Como tal, era responsável pela orientação cúltica do povo, pela mediação entre o povo e Deus por meio dos sacrifícios no Templo.
Ezekiel 1:3 ARA
veio expressamente a palavra do Senhor a Ezequiel, filho de Buzi, o sacerdote, na terra dos caldeus, junto ao rio Quebar, e ali esteve sobre ele a mão do Senhor.
Filho de sacertdote seguia a linhagem de Arão. A ele foram dadas visões sobre o real estado espiritual da nação de Israel, que estava afundada na idolatria, na soberba de achar que por terem a cidade santa e o Templo estariam imunes aos ataques inimigos. A nação de Israel estava em colapso.
A triste realidade é que a Igreja de hoje está como Israel, vivendo como se não houvesse amanhã, preocupada e atenciosa a tudo, menos agradar a Deus. Entregue aos ídolos criados em seus corações e confiando de forma integral nas construções de suas próprias mãos. A Igreja do nosso século tem homens como ídolos (Bispos, Apóstolos, Missionários, Pastores), tem cargos como ídolos (desde de os engravatados Presbíteros em mega Igrejas climatizadas até aqueles que abrem uma portinha em um bairro e se acha o dono do pedaço), denominações como ídolos (IPB, Convenção, etc). Tem erigido um templo de arrogância que traz uma falsa sensação de proteção, mas está com os dias contados.
Estamos vivendo dias como os de Ezequiel. O caos espiritual está implantado. A frieza é absurdamente nítida. A simplicidade deu lugar à arrogância, o amor deu lugar à indiferença, o bom perfume de Cristo deu lugar ao odor de carniça espiritual. A Igreja, que deveria estar no velador refletindo a luz de Cristo, está como na visão de Ezequiel, em um vale de ossos completamente secos.
A Igreja está como a nação de Israel dos tempos de Ezequiel. A pergunta é : onde estão os Ezequiéis dos nossos dias? O Ezequiel em cada um de nós?
Algumas lições a aprender com Ezequiel são:
1 - ESTEJA NO MUNDO, MAS NÃO SEJA DO MUNDO
Vimos que Ezequiel foi levado para a Babilônia no cerco feito por Nabucodonosor. Ele vivia na Babilônia, comia na Babilônia, se vestia, higienizava, mas não era da Babilônia; ele era um peregrino ali (RESIDENTE TEMPORÁRIO). Na Babilônia ele recebia “visões de Deus”.
Ezekiel 1:1 ARA
Aconteceu no trigésimo ano, no quinto dia do quarto mês, que, estando eu no meio dos exilados, junto ao rio Quebar, se abriram os céus, e eu tive visões de Deus.
Não podemos nos esquecer que somos PEREGRINOS na moderna Babilônia que vivemos. Que tipo de visão você tem tido na Moderna Babilônia que vive? A Babilônia é a personificação de um sistema do mal que escraviza e ao mesmo tempo dá o direito de liberdade, desde que ande dentro do padrão ditado por ele. A Babilônia é o presente século, que te escraviza dando recursos para você se ambientar no seu padrão. Na Babilônia não podia orar ao verdadeiro Deus (Daniel), o presente século entrega a nós uma gama de atrações que nos distraem tanto que no fim do dia assustados reconhecemos que não oramos. A tecnologia nos escraviza, toma nosso tempo, nossas energias. Seja em podcast de duas horas ou tictocs de alguns segundos, estamos escravizados e amordaçados ao ponto de não conseguirmos erguer a voz aos céus em oração. Na Babilônia de Ezequiel era permitido adorar vários deuses, e obrigatório se curvar diante de lideranças humanas, tratando-as como deuses. Na moderna Babilônia da nossa cultura, temos sido apresentados a vários deuses lazer, dinheiro, poder, fama e coisas boas que se tornam essencias e tomam o lugar do verdadeiro Deus. Ezequiel recebeu visões de Deus no meio de uma cultura má. Não se misturou. Temos tido olhar sensível às visões das coisas que vem do alto? Precisamos firmar nossos pés na terra temporária, mas fincar nosso olhar nas visões do céu que Deus nos dá. SOMOS PEREGRINOS AQUI. VIVAMOS OLHANDO AS COISAS LÁ DO ALTO!
2 - TENHA DEUS COMO SUA FORTALEZA, APESAR DA NATUREZA PECAMINOSA QUE CARREGA
Ezequiel era filho do sacerdote Buzi.
Ezekiel 1:3 ARA
veio expressamente a palavra do Senhor a Ezequiel, filho de Buzi, o sacerdote, na terra dos caldeus, junto ao rio Quebar, e ali esteve sobre ele a mão do Senhor.
O nome de Ezequiel aparece em seu livro apenas duas vezes. Uma nesse texto, e outra no capítulo 24. Na maioria das vezes o livro se refere a Ezequiel como FILHO DO HOMEM. No texto temos um raro momento em que seu nome aparece, e próximo ao nome de seu pai, Buzi, que significa “DESPREZO”. Ezequiel significa “Deus é fortaleza”. O entendimento é simples. Gerado pelo desprezo, Ezequiel confessa a plenos pulmões que sua fortaleza é o Senhor.
Somos filhos do desprezo, da sujeira, do lamento, do colapso, pecado, mas não podemos viver nesse estado pecaminoso. Precisamos confessar a plenos pulmões que apesar de nascermos no pecado, termos sido sitiados por ele, temos em Deus nossa fortaleza. O pecado é um mal terrível, que gera morte, mas ele não pode dominar quem está firmado na fortaleza que é o Deus de toda terra.
3 - DEIXE O ESPÍRITO TE CONDUZIR NA PREGAÇÃO AOS MORTOS ESPIRITUAIS
Ezekiel 37:1 ARA
Veio sobre mim a mão do Senhor; ele me levou pelo Espírito do Senhor e me deixou no meio de um vale que estava cheio de ossos,
O Espírito de Deus é consolo, orientação e condução. Ele leva onde o Pai quer que estejamos. Ezequiel foi conduzido a um cenário terrível, representação da situação espiritual de Israel. Foi conduzido a um vale de ossos secos. Imagine uma quantidade enorme de ossos brancos já secos, todos na superfície do vale. Cadáveres Jogados ali pois a eles foi negado um sepultamento adequado. O silêncio é estrondoso, ouvindo-se o barulho dos abutres que voam no ambiente atraente a eles. Ezequiel é colocado ali, no meio dos ossos. E não somente no meio, mas ao redor.
Ezekiel 37:2 ARA
e me fez andar ao redor deles; eram mui numerosos na superfície do vale e estavam sequíssimos.
Ele teve visão ampla daquele cenário sem esperança.
Estamos em um cenário semelhante, em que a sequidão espiritual é presente. Ao “EZEQUIEL” EM CADA UM DE NÓS é dado uma ordem de proclamar a vida em um cenário de morte.
Ezekiel 37:4 ARA
Disse-me ele: Profetiza a estes ossos e dize-lhes: Ossos secos, ouvi a palavra do Senhor.
Permita-se ser conduzido pelo Espírito ao entendimento que o cenário vivido é de desesperança e morte, mas PROCLAME A PALAVRA DE DEUS, mesmo que a um público que não ouça, não veja, não mexa, não reaja. A ordem é para os que tem a vida de Deus: “PROFETIZA!”
Não adianta murmurar, praguejar, reclamar porque as pessoas não reagem a uma vida santa. Precisamos, conduzidos pelo Espírito, no poder do Espírito, proclamar a Palavra de Deus, mesmo a um público frio pela morte. O resultado vem do Espírito, quando quiser e da maneira mais extraordinária.
Ezekiel 37:5–6 ARA
Assim diz o Senhor Deus a estes ossos: Eis que farei entrar o espírito em vós, e vivereis. Porei tendões sobre vós, farei crescer carne sobre vós, sobre vós estenderei pele e porei em vós o espírito, e vivereis. E sabereis que eu sou o Senhor.
DEUS É QUEM DÁ O ES, PÕE TENDÕES, FAZ CRESCER CARNE E ESTENDE PELE. ELE QUEM DÁ A VIDA, COM O PROPÓSITO DE SER GLORIFICADO. Precisamos é nos deixarmos ser conduzidos pelo ESPÍRITO.
Ezequiel pregou aos ossos, e Deus efetuou o reavivamento, da forma Dele.
Ezekiel 37:7–8 ARA
Então, profetizei segundo me fora ordenado; enquanto eu profetizava, houve um ruído, um barulho de ossos que batiam contra ossos e se ajuntavam, cada osso ao seu osso. Olhei, e eis que havia tendões sobre eles, e cresceram as carnes, e se estendeu a pele sobre eles; mas não havia neles o espírito.
A pregação foi feita, um sinal maravilhosos de vida aconteceu, mas ainda não era a vida real. A última lição que Ezequiel nos ensina é
4 - PREGUE ATÉ QUE A VIDA VERDADEIRA SE MANIFESTE
Havia sinais de vida, mas não estavam vivos. Um esqueleto se formou, depois tendões, nervos, pele. Parecia que a vida estava ali. O cenário havia mudado, mas ainda não havia chegado ao que Deus tinha. Muitas vezes nós ficamos maravilhados com a ação de Deus, e isso é legítimo, mas não podemos nos contentar em termos apenas uma aparência de vida. DEUS TEM VIDA VERDADEIRA, GERADA PELO ESPÍRITO. Não tendo o ES, qualquer Igreja é só aparência. Deus quer fazer de nós um exército vivo no Espírito, e não um bando de corpos com aparência de vida. CONTINUE PREGANDO, TRABALHANDO. DEUS SÓ ESTÁ COMEÇANDO A OBRA QUE ELE TEM EM NÓS.
Ezekiel 37:10 ARA
Profetizei como ele me ordenara, e o espírito entrou neles, e viveram e se puseram em pé, um exército sobremodo numeroso.
Com o ES, seremos um exército que carrega a vida verdadeira.
A vida verdadeira tem nome: JESUS CRISTO, FILHO DE DEUS. A partir do momento que Cristo inundar todo nosso coração, não seremos nós que viveremos com nossas maquiagens de vida, mas CRISTO VIVERÁ EM NÓS dando-nos vida abundante.
Galatians 2:20 ARA
logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim.
Ezequiel tinha a FORTALEZA DE ISRAEL em sua vida. Javé reinava em seu coração. O “Ezequiel” em cada um de nós precisa estar ligado a Fortaleza de Israel, que se manifestou em carne por meio de Jesus Cristo. Quem nos governa é Cristo, por isso ESTEJA NO MUNDO, MAS NÃO SEJA DO MUNDO, viva em Cristo e por Cristo. TENHA CRISTO COMO SUA FORTALEZA, APESAR DA NATUREZA PECAMINOSA QUE CARREGA . DEIXE O ESPÍRITO TE CONDUZIR NA PREGAÇÃO AOS MORTOS ESPIRITUAIS e acima de tudo PREGUE CRISTO, A VIDA VERDADEIRA QUE VEIO PARA NOS TIRAR DA MORTE.
Related Media
See more
Related Sermons
See more